IBS inicia planejamento de 2021

Foi realizada na última sexta-feira (12/02), a primeira de três reuniões visando organizar a agenda e as atividades de 2021.

Para facilitar a participação, foram propostas reuniões em mais de uma data, nos períodos da manhã e da noite, com duas opções de locais: Barcarena Sede e Vila dos Cabanos. Devido às restrições impostas pela COVID-19, houve limitação de inscrição para as reuniões presenciais – até 10 pessoas – e rapidamente as vagas foram preenchidas. Quem não conseguiu se inscrever para os encontros presenciais, poderá participar da reunião online, dia 18, às 19h. A inscrição deve ser feita pelo link https://forms.gle/y1Ms1jRTg.

O primeiro encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Assistência Social, em Barcarena Sede. Os integrantes foram informados das ações já desenvolvidas pela Secretaria Executiva; puderam conhecer pessoalmente as integrantes da nova equipe e ver fotos do escritório da IBS que está sendo estruturado na Vila dos Cabanos (Travessa Pedro de Souza,36, lote 11, quadra 381).

reunião presencial, obedecendo todas as recomendações e protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde – OMS

Desafios – Na abertura do encontro foi destaca a importância da IBS enquanto ambiente de construção do olhar coletivo sobre os desafios da cidade; o caminho percorrido até aqui pelos integrantes; o acumulado de conhecimento e discussões, ressaltando-se que a nova equipe da Secretaria Executiva vem resgatando essas experiências e narrativas por meio de entrevistas junto aos participantes mais antigos e também por meio de leitura dos registros existentes. Também foram mencionadas as principais expectativas observadas até o momento, como o desejo de mais comunicação e transparência na divulgação das ações da IBS; ampliação do número de pessoas e instituições nas atividades; diminuição da rotatividade de pessoas; e volta às atividades presenciais.

A partir desse resgate, a atuação da IBS ficará focada em três frentes: fortalecer esse ambiente de cidadania por meio de ações de formação; aprimorar o entendimento a respeito dos desafios para o pleno desenvolvimento local; e promover o amadurecimento da IBS para que seja reconhecida como instância de planejamento do território.

Painel de propostas feitas pelos participantes

Os integrantes compuseram um painel expondo suas percepções e entendimentos atuais a respeito dos desafios para o desenvolvimento local; apresentaram sugestões de caminhos para a realização de formações, considerando-se o cenário de distanciamento social; e também sugeriram pessoas e entidades que gostariam que fossem convidadas a participar da IBS ou que já participavam mas se afastaram.

O andamento do Projeto Travessia Barcarena, de geração de trabalho e renda para costureiras locais, também foi pauta do encontro. Maria Sebastiana dos Santos, da União Brasileira de Mulheres, destacou a importância da iniciativa para a vida de cerca de 90 costureiras que estavam sem trabalho devido à pandemia da COVID-19.

Ao final do encontro, foi proposto um calendário de reuniões gerais a cada dois meses e no intervalo entre as reuniões serão realizadas as demais atividades: formações, apuração técnica dos desafios, entre outras.