IBS ministra atividades para suporte na elaboração de pré-projetos para o primeiro edital do Fundo de Sustentabilidade Hydro

A Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), com apoio de sua Secretaria Executiva (SE), promove série de atividades para elaboração e acompanhamento de pré-projetos com foco no primeiro edital do Fundo de Sustentabilidade Hydro.

Nos dias 11 e 12 de janeiro de 2020, a Iniciativa ministrou oficina para elaboração de projetos, no IEPAM – Centro Educacional, para 70 pessoas, entre participantes dos Grupos de Trabalho (GT’s) da Iniciativa e demais interessados. Nos dias 21 e 22 de janeiro, a IBS recebeu os participantes no plantão de acompanhamento e esclarecimento de dúvidas sobre os pré-projetos, das 14h às 18h, no Espaço Diversidade Prisma, na Vila dos Cabanos.

A primeira atividade objetivou o suporte técnico para organizações formalizadas interessadas em aplicar projeto no primeiro edital do Fundo de Sustentabilidade Hydro. Bem como, suporte técnico para organizações ainda não formalizadas, mas que pretendem se legalizar para participar dos próximos editais.

“Outras oficinas sobre elaboração de projetos são muito genéricas e trabalham vários modelos. Nesta, a gente está aproveitando o primeiro edital do Fundo de Sustentabilidade da Hydro e trabalhando um projeto já desenvolvido por eles em cima deste edital especifico. A ideia foi construir um projeto passo a passo, junto com eles”, explica Carlos Régis Araújo, analista da Secretaria Executiva da IBS.

A palavra final escolhida pela participante Leonice Castro, diretora do centro comunitário de Vila Nova, para descrever a oficina dos dias 11 e 12 foi “objetividade”. “Com certeza, quem veio hoje com o objetivo de trabalhar, pela sua comunidade, aprendeu e focou, porque a gente tem um prazo até o dia 14 de fevereiro. Então, a gente iniciou e tem um dever de casa, para amanhã e para segunda-feira, até o prazo final”, comenta a diretora.

Dona Odaléia Magno Poça é barcarenense e presidente do Art Em Barca, grupo de artesãos, que desenvolve trabalhos manuais aproveitando materiais reutilizáveis, no município de Barcarena. Ela é artesã desde os 12 anos e participou da atividade do dia 21 de janeiro. “A gente quer que o artesanato seja mais reconhecido. Participei do lançamento do edital, no mês passado, porque um amigo me avisou sobre o evento. Foi aí que passei a conhecer a IBS, o acompanhamento de hoje foi muito esclarecedor, tiramos dúvidas e confirmamos algumas coisas que já estávamos fazendo. Foi muito bom”, acrescenta a artesã.