IBS CREDENCIA ENTIDADES PARA DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS
A IBS (Iniciativa Barcarena Sustentável), por meio do Comitê de Distribuição das Máscaras, está credenciando as entidades sem fins lucrativos, sediadas em Barcarena, para colaborarem de forma gratuita e voluntária com a distribuição de 150 mil máscaras de proteção da COVID-19. A inscrição deve ser feita neste site até o dia 10/04. As máscaras estão sendo confeccionadas por aproximadamente 90 costureiras que participam do projeto Travessia Barcarena, voltado ao apoio de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica devido aos efeitos da pandemia de COVID-19.
O projeto gera renda para as costureiras, além de formação técnica. A iniciativa também colabora com a população mais afetada pelo contágio, pois as máscaras serão entregues gratuitamente nas localidades, iniciando pelas de maior contágio e óbitos, de acordo com monitoramento e dados da Secretaria Municipal de Saúde.
O Comitê de Acompanhamento da Distribuição das Máscaras, com apoio da Secretaria Executiva da IBS, fará a análise e credenciamento das entidades inscritas, bem como acompanhará as entregas à população.
Para se inscrever, as entidades devem informar os seguintes dados: Razão Social, CNPJ (ativo), endereço, telefone e demais dados de contato, nome do responsável legal e respectivos documentos. Também deve descrever a capacidade da entidade para fazer a distribuição e informar sua abrangência territorial.
Projeto Travessia Barcarena – O Projeto é realizado pelo programa Todos pelo Trabalho, empresas Hydro e Albras com apoio do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) e PPA Solidariedade, formado pelos parceiros USAID, NPI Expand gerenciado pela Palladium, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e SITAWI Finanças do Bem.
A articulação das costureiras está sendo feita por três entidades locais: Centro Comunitário de Vila Nova, Associação de Moradores Renascer em Cristo e Associação Comunitária Luz Divina.
Além do apoio às costureiras, o projeto promove capacitação e geração de renda aos agricultores familiares da região, que terão parte de sua produção adquirida e posteriormente doada para comunidades locais pelo projeto.