Encontros de abril avançam na compreensão dos problemas locais

Entre os dias 20 e 24 de abril foi realizada mais uma rodada de reuniões dos integrantes da Iniciativa. Além de três reuniões ordinárias – nos dias 20,22 e 24 – foi organizado um encontro especial com pessoas indicadas pelos participantes para conhecerem a IBS ou para voltar a frequentar as atividades. Ao todo, estiveram presentes 37 pessoas representando diversas localidades e segmentos sociais. Todos os encontros foram online, devido à necessidade de distanciamento social.

A pauta tratou de temas variados, com destaque para o aprofundamento da discussão a respeito dos desafios locais para o desenvolvimento de Barcarena e das atividades de formação visando qualificar ainda mais a participação dos integrantes e fortalecer as entidades sociais e a IBS.

Em cada reunião foi escolhido um tema mais importante na visão do grupo, considerando-se três grandes blocos: dimensão econômica; dimensão urbano- ambiental e dimensão social. Esse recorte considerou os apontamentos dos integrantes feitos nas reuniões de fevereiro e também o acumulado de discussões de anos anteriores, desde 2018.

Com base na Teoria da Mudança, cada problema foi analisado em suas causas, consequências, abrangência, caminhos para superação, bem como dúvidas que precisam ser esclarecidas para sua devida compreensão.

Criança e adolescente – o tema foi discutido pelo grupo em todas as suas dimensões: familiar, educacional e social. Foram mencionadas as dificuldades de transporte escolar, de acesso às aulas remotas e da falta de preparo dos professores para lidar com o ensino à distância. Também foram enfatizadas situações de vulnerabilidade social, especialmente devido a situações de violência e mesmo de falta de alimentos devido à crise causada pela pandemia de COVID-19. “O maior desafio para os alunos nesta pandemia é o acesso à Internet. O Estado ou o município precisa oferecer Internet para facilitar a comunicação do aluno com o professor”, destacou Rosa Maria Dias da Silva, presidente da Comunidade Luz Divina, presente à reunião dia 20/04.

Pandemia – as dificuldades trazidas pela pandemia da COVID-19 foram especialmente discutidas pelo grupo reunido dia 22/04, que alertou para a situação de restrição de alimentar enfrentada por muitas famílias; falta de orientação adequada para a população se proteger; falta de atividades para as crianças da rede pública de ensino, entre outros problemas. Como forma de minimizar os impactos da pandemia, foi destacada a importância da ação articulada entre organizações sociais e o poder público.

Novos investimentos na cidade – a exemplo dos demais temas, a questão dos novos investimentos foi debatida em seus vários aspectos. Márcia Cristina Alves Ferreira, da Cáritas São José e Apae, falou da importância do acesso a informações. “O próprio município, a gestão, muitas vezes não tem conhecimento sobre o que está chegando em todas as áreas e de como devemos estar preparados para receber esses investimentos”.

Já Ângela dos Santos de Jesus, do Centro Comunitário São Francisco,  e Ângela Maria Santiago, da Comunidade Vila Nova, destacaram que, além da falta de informação, os investimentos revertem muito pouco em favor da comunidade.

Olívia Lima da Cunha, da Cooperativa Árvores da Vida, que reúne catadores, defendeu o apoio às pessoas que vivem da coleta de resíduos. “Nós cuidamos do meio ambiente e produzimos renda para a cidade”, frisou.

Comunicação e formação – A Secretaria Executiva voltou a destacar a importância do site da IBS como canal de acesso a informações a respeito das atividades da Iniciativa. O site vem sendo atualizado, especialmente com a inserção de notícias e registro das reuniões. Também será enviada consulta aos integrantes a respeito da unificação dos grupos de Whatsapp para que a comunicação seja mais assertiva.

Os integrantes também serão convidados a se inscrever em duas formações previstas para o mês de maio. Os temas previstos são: Comunicação Não-Violenta e Gestão de Associações. O primeiro visa refletir a respeito de nossas práticas cotidianas de escuta e diálogo, mostrando ferramentas que ajudam a construir uma comunicação mais humana e produtiva, tanto em nossas relações pessoais quanto em nosso convívio social. Já o segundo pretende dialogar a respeito das condições para que as associações se preparem para avaliar e aproveitar as oportunidades relativas a projetos de interesse da comunidade.

Novos integrantes – A reunião do dia 23/04 foi especialmente voltada a pessoas e entidades indicadas pelos integrantes para participar ou voltar a participar da IBS. Foi um encontro especial, pois reuniu pessoas de vários segmentos – entidades sociais; professores, psicólogos; pequenos empresários, entre outros. A Secretaria Executiva explanou sobre as atividades em andamento e convidou a todos para se engajarem e fortalecerem a IBS.