Quinze projetos iniciaram suas atividades para promover transformações positivas em prol do desenvolvimento de Barcarena.

A plataforma Conexões Sustentáveis é uma Chamada Pública que busca financiar projetos sociais que tenham por objetivo promover transformações positivas em prol do desenvolvimento do Município de Barcarena. A iniciativa é uma realização do Fundo de Sustentabilidade Hydro, com apoio da Plataforma Parceiros pela Amazônia – PPA, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – USAID e Alliance Bioversity International – CIAT, com execução da Secretaria Executiva da Iniciativa Barcarena Sustentável, a IBS.

A primeira Chamada – Base Comunitária I, que iniciou em maio de 2022 esteve orientada a receber projetos prioritariamente submetidos por organizações comunitárias de Barcarena ou por organizações com atuação em Barcarena, cujas propostas apresentassem solução aos temas prioritários previamente definidos beneficiando diretamente as comunidades locais. As proponentes puderam inscrever projetos em 4 eixos temáticos: Geração de Renda |Sociobiodiversidade | Saneamento | Gestão de Resíduo Sólido. Para esta chamada, houve a inscrição de 34 projetos e a aprovação de 08 deles, que terão duração de até 12 meses.

A Chamada de Base Estruturante, iniciada em 06 de junho de 2022, foi orientada a receber projetos submetidos por organizações de base comunitária em parceria ou não com empresas, universidades, centros tecnológicos, startups que pudessem colaborar na elaboração de soluções tecnológicas inovadoras para o enfrentamento de problemas de ordem produtiva, econômica ou social gerando menos impactos sociais e ambientais.  As propostas deveriam ter atuação no município de Barcarena e estar de acordo aos temas prioritários.  As proponentes puderam inscrever projetos em 3 eixos temáticos: Infraestrutura Inclusiva e Fomento à Inovação | Saneamento | Sociobiodiversidade.  Para esta chamada, houve a inscrição de 19 projetos e a aprovação de 07 deles, que terão duração de até 24 meses.

A Iniciativa Barcarena Sustentável, por meio práticas participativas, pensa modos de superar as dificuldades e realizar sonhos de um futuro melhor para todos, com o desenvolvimento da cidade. Nesse processo, a IBS contribuiu na definição dos eixos das chamadas de projetos da Plataforma Conexões Sustentáveis.

Nessa nova fase, representantes da IBS vão participar da composição da comissão de monitoramento para acompanhar o desenvolvimento dos projetos e apoiar a troca de informações.

Conheça um pouco mais dos 15 projetos que foram aprovados na plataforma conexões sustentáveis e já iniciaram suas atividades.

Atelier N´ativo (Chamada de Base Comunitária)

O projeto prevê um ateliê para capacitação de costureiras e artesãos especializados na confecção de roupas e adornos da tradição cultural Carimbó e outras temáticas regionais, com incremento do mercado local a partir de oferta de produtos ligados a esta tradição, geração de renda dos profissionais da costura e a difusão desta manifestação folclórica.

Mulheres Quilombola em Ação: A União que capacita (Chamada de Base Comunitária)

O projeto trata da capacitação de mulheres de diferentes faixas etárias no ramo da estética, para inspirar respeito à cultura e valores tradicionais quilombolas. O enfoque é a profissionalização com geração de renda e a valorização de cortes de cabelos e penteados típicos da comunidade.

Chuvas da Amazônia – Estação Vida (Chamada de Base Comunitária)

O projeto trabalha com técnicas alternativas para acesso à água potável nas comunidades ribeirinhas, com foco na captação de água de chuva e contribui com a diminuição, a longo prazo de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado.

Água potável é vida (Chamada de Base Comunitária)

O projeto prevê acesso à água potável para moradores de uma comunidade de Barcarena. As necessidades básicas das famílias são supridas através da implantação de um microssistema de abastecimento de água por meio de poços semiartesianos.

Abelhas e Flores para preservar terras quilombolas e indígenas (Chamada de Base Comunitária)

O projeto compõe parte da estratégia da comunidade para gerar renda complementar e combater os impactos socioambientais negativos na região. Com criação de colmeias e sua comercialização, além do cultivo de espécies apícolas, a iniciativa gerará impactos ambientais positivos, através da manutenção da floresta e pelo fortalecimento da luta pelos direitos territoriais da comunidade.

Açaí, nossa fonte de vida (Chamada de Base Comunitária)

O projeto implantará ações de capacitação em manejo sustentável e em gestão e empreendedorismo para melhorar a produção de açaí e a renda de famílias extrativistas da comunidade de Cabeceira Grande no município de Barcarena.

Projeto Social Boa Vista Sustentável: Democratização do acesso à energia solar e empoderamento comunitário no município de Barcarena (Chamada de Base Estruturante)

O projeto beneficiará com implantação de energia renovável as residências de famílias em situação de vulnerabilidade da Comunidade Remanescente de Quilombo do Sítio Cupuaçu / Boa Vista, que possuem fornecimento de energia elétrica precária.

Economia circular sustentável de resíduos sólidos (Chamada de Base Estruturante)

O projeto possibilitará entregar soluções inovadoras para a gestão e tratamentos de resíduos orgânicos por meio de implantação de biodigestores na comunidade do Cupuaçu. A solução tecnológica possibilitará a decomposição de matérias orgânicas produzindo biogás e biofertilizante de alta qualidade.

Árvore da Vida Cooperativa Educadora (Chamada de Base Comunitária)

O projeto vai orientar e capacitar cidadãos barcarenenses para adequada separação e destinação de resíduos recicláveis, visando a preservação ambiental e a valorização do trabalho realizado por catadores da Cooperativa Árvore da Vida.

 Educação Ambiental para gestão de resíduos sólidos, domésticos na cidade de Barcarena (Chamada de Base Comunitária)

O projeto irá promover a Educação Ambiental no município de Barcarena, tendo como orientação teórico-metodológica o princípio dos 3Rs (Redução, Reciclagem e Reutilização Ações para viabilizar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, envolverá famílias residentes no bairro Nazaré, na comunidade Santa Maria (estrada) e ramal do Tapuá I, bairro Betânia, de modo a contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade de Barcarena.

Mulheres do nosso bairro (Chamada de Base Estruturante)

O projeto focará no acesso à internet e as ferramentas com capacitação e oportunidades para as mulheres de Barcarena entrarem no mundo digital em um ambiente de inovação. Com um labtruck cursos serão oferecidos de forma itinerante, atendendo três bairros do município, sendo Vila do Conde, Cafezal e Barcarena Sede.

Laboratório e certificação agro de Barcarena (Chamada de Base Estruturante)

O projeto beneficiará extrativistas de Barcarena com a implantação de um laboratório que alavancará a comercialização de novos produtos agrícolas que passarão a ter Certificação orgânica, vegana e de agricultura familiar.

Tecnologias e inovações sociais para o fortalecimento de cadeias produtivas de hortifruticultura e bioeconomia em empreendimentos econômicos solidários rurais no município de Barcarena (Chamada de Base Estruturante)

O projeto irá capacitar agricultores, mulheres, jovens e lideranças em ciclos de formações e atividades de assessoria técnica para a implantação de 2 Unidades Socioprodutiva de Referência, de fácil replicabilidade em outros espaços nas comunidades atendidas.

Inclusão Digital (Chamada de Base Estruturante)

O projeto promete sanar a falta de qualificação tecnológica, problemática em que vivem grande parte dos jovens de Barcarena. Cursos de informática serão oferecidos a grupos de adolescentes e jovens da comunidade Cabeceira Grande, de modo a facilitar e socializar o acesso à tecnologia da informação através de microcomputadores e qualificá-los para o mercado de trabalho.

Tecnosocial de mini transponder no município de Barcarena: Prevenção de acidentes aquaviários (Chamada de Base Estruturante)

O projeto implantará dispositivos de segurança via rádio em embarcações contribuindo para sinalizar de forma inteligente e evitar colisões tornando a navegação mais segura nos rios.

© 2022 IBS