MontaBike promove inclusão de PCD e idoso

O projeto MontaBike, da organização Manilkara, financiado pela Chamada de Projetos da Base Comunitária II da Plataforma Conexões Sustentáveis, já realizou 180 horas de capacitações sobre montagem e manutenção de bicicletas para 17 beneficiários, dentre os quais dois idosos e seis jovens com transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtorno de oposição desafiante (TOD).

Segundo a coordenadora do projeto, Maria Goreth, foram muitos os desafios. “Esperávamos receber jovens, mas após inscrição, para nossa surpresa, houve interesse por parte de jovens atípicos, adultos e idosos e foi necessário contratar uma psicopedagoga para auxiliar a adaptar conteúdos”, explica. As próximas etapas do projeto incluem novos cursos que serão ministrados em parceria com o Senac e horas de estágio a serem realizados em bicicletarias de Barcarena. Em maio, os alunos do curso farão um mutirão em evento beneficente para tratar de segurança no trânsito em duas rodas.

A Plataforma Conexões Sustentáveis é uma realização do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) em parceria com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Aliança Bioversity & CIAT, com execução da IBS.