Memórias de Barcarena: Preservando a Identidade Cultural por meio das Histórias dos Moradores
A Hydro e Albras ofereceram, com realização do Museu da Pessoa e apoio da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), ao longo de dois meses, entre 23 de agosto e 21 de outubro, um ciclo de encontros formativos em torno das “Memórias de Barcarena”. Esta iniciativa teve como objetivo coletar histórias de vida dos moradores da cidade, capacitando-os a construir suas próprias narrativas e instrumentalizar os participantes a registrá-las buscando potencializar suas histórias para promover a cultura local.
Essa parceria é uma ação que reforça a formação social, uma das dimensões de funcionamento da IBS e colabora com a temática da identidade cultural, presente na Teoria da Mudança de Barcarena. A formação contou com a participação de 25 pessoas. O Museu da Pessoa, fundado em 1991, é um museu virtual e colaborativo que considera a história de vida de todas as pessoas como patrimônio da humanidade.
Impacto na Comunidade
Para Lia Apolaro, escritora e participante da oficina, a formação abriu caminhos para potencializar o conhecimento e a cultura de Barcarena. “Como barcarenense, sinto-me privilegiada. Ter a oportunidade de compartilhar a minha história com o mundo é algo grandioso. Quem conhece a minha história também conhece a história de mais de 25 alunos ribeirinhos. Minha história se entrelaça com a de todos aqueles que cruzam o meu caminho: meus alunos, família e amigos.”
“Aprendi muito ouvindo as experiências de outros participantes, todas as histórias compartilhadas contribuem para o enriquecimento do conhecimento e da identidade local”, finalizou Lia.
Essa iniciativa permitiu aos moradores, a partir do resgate de suas memórias, contribuir para a construção do futuro de Barcarena. Afinal, preservar as histórias do município é garantir sua identidade cultural. O ciclo de encontros formativos compreendeu etapas metodológicas que foram divididas da seguinte maneira:
Linha do Tempo Histórica: Conectando-se com o Passado
Na primeira etapa, os participantes foram apresentados à linha do tempo histórica de Barcarena. Após essa introdução, os participantes foram orientados a contar suas próprias histórias de vida, destacando quem eram, o que os influenciava, suas experiências com a cidade e suas memórias pessoais.
Roda de Conversa: Compartilhando Narrativas
Na segunda etapa, foi organizada uma roda de conversa quando os participantes compartilharam as histórias que haviam escrito no primeiro encontro. Os textos criados foram lidos coletivamente, permitindo a escuta e a contribuição de todos visando enriquecer as narrativas de cada participante. O objetivo era ouvir atentamente as histórias e ajudar na construção de narrativas compreensíveis.
Transformando Histórias em Vídeos
No terceiro encontro, os participantes tiveram acesso a ferramentas digitais, incluindo acesso e instruções de uso de um editor de vídeo para auxiliar a construção de narrativas audiovisuais, as quais poderiam ser captadas com aparelhos celulares pelos próprios participantes. Eles receberam orientações sobre como criar histórias interessantes, técnicas de narração e edição de áudio, música e imagem. Além disso, um vídeo de uma formação anterior com outros participantes foi exibido para demonstrar como usar a ferramenta de forma eficaz.
Construindo Sua Própria História: Finalização e Aprendizado
No quarto encontro, os participantes que não conseguiram concluir suas edições receberam assistência para finalizá-las. Também receberam orientações adicionais e assistiram a um exemplar de uma história de vida gravada e editada por um dos participantes que já havia concluído seu vídeo, promovendo a aprendizagem por pares.
Certificação e Compartilhamento
O quinto encontro foi reservado para a exibição dos vídeos produzidos por todos os participantes. Eles tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências durante a formação e de apresentar aos colegas e facilitadores seus produtos. Além disso, houve a certificação dos participantes e o acordo de que seus vídeos serão inseridos no acervo virtual do Museu da Pessoa, podendo ganhar visibilidade para além de Barcarena. Para acessar ao conteúdo produzido, basta acessar o site museudapessoa.org e, no website, pesquisar a coleção Barcarena, onde todos os vídeos da formação se encontram.