Junho é o mês do meio ambiente e a IBS está repleta de atividade para você

O ano corre como as águas do Tocantins, quando a gente vê já estamos no meio do ano. E a gente não poderia deixar de homenagear nossa floresta e nossos rios no mês de junho, aproveitando para lembrar da importância de todas as atividades ligadas à IBS voltadas para a defesa e preservação do meio ambiente.

Junho começou com muita coisa boa para o público que acompanha a Iniciativa Barcarena Sustentável com as Trilhas Formativas, parceria da IBS com a GSA Consultoria e o Grande Encontro da Abarcle, que reuniu artistas barcarenenses no Salão do Hotel Samaúma.

Na primeira semana, no dia 4, aconteceram reuniões da Rede Todos pelo Trabalho e em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a IBS na Comunidade na Fazendinha. Dia 6, no Hotel Equinócios, a partir das 8h30, aconteceram as Oficinas do Observatório de Desenvolvimento Sustentável de Barcarena, uma parceria da IBS com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Dia 8, sábado, sempre às 8 horas, têm mais Trilha Formativa, com as formações em Comunicação Não Violenta (Cafezal), Gestão Financeira Básica para Organizações Sociais (EEEFM Cônego Batista Campos) e Letramento Digital (Unopar – Vila dos Cabanos).

Na segunda semana de junho, as atividades começam na quarta-feira, 12, com Trilha Formativa na Fazendinha (8h30) e no dia 13, quinta-feira, no Quilombo Gibrié de São Lourenço no Projeto Abelhas & Flores. Ainda no dia 13, a partir das 14 horas, tem Visita da Secretaria Executiva (SE) da Plataforma Conexões Sustentáveis aos projetos no Insitituto Manilkara e Associação Pioneiro, atividades que continuam nas visitas ao CEDAB nos projetos Estufas (dia 14, 14h) e CoFruta (dia 15, 8h). Ainda no dia 15, sábado, sempre às 8 horas, mais Trilha Formativa: Gestão Financeira Básica para Organizações Sociais, na EEEFM Cônego Batista Campos; Comunicação Não Violenta, no Cafezal; e Gestão e Produção de Documentos, na Unopar Vila dos Cabanos.

A terceira semana vem repleta de atividades que começam no dia 17 com a Oficina Embaixador (8h30), e a reunião de Planejamento com parceiros da Rede Todos pelo Trabalho (15h), ambas na sede da IBS, além da visita da SE do Conexões Sustentáveis ao projeto APH na Embrasa (14h). Dia 18, 8h, tem um café com empresas, na sede da IBS, para Novos Engajamento; visita da SE da Plataforma Conexões Sustentáveis ao projeto da AMAETX na Ilha Trambioca, às 8h; reunião da Comissão de Monitoramento da Chamada de Base Comunitária II e as Oficinas da Jornada COP 30, às 14h, ambas na sede da IBS.

Dia 19, às 8h30, no Hotel Equinócio, acontece a Oficina do Observatório de Desenvolvimento Sustentável de Barcarena com o tema Instituições Locais e depois, às 14h, sobre Conectividade e Internet; dia 19, às 9h, tem Reunião da Comissão de Monitoramento de Base Estrtuturante na sede da IBS e às 14h, visita da SE da Plataforma Conexões Sustentáveis aos projetos do Ramal Cupuaçu.

Dia 20, 8h, na sede da IBS é quando serão realizadas as oficinas da Jornada COP30, e às 14h, tem o Encontro de Empreendedorismo na Economia Solidária, atividade do Projeto Estilo Barcarena e Rede Todos pelo Trabalho. A semana termina com três Trilhas Formativas, sempre às 8h: Gestão e Produção de Documentos na Unopar Vila dos Cabanos; Obrigações Tributárias e Fiscal para Associações na EEEFM Cônego Batista Campos; e Economia Solidária no Cafezal.

Na última semana de junho acontecem as oficinas da Jornada COP30 no dia 25, 8 e 14 horas e no dia 27, 8 horas, sempre na sede da IBS; dia 26, 8 horas, será realixado o Encontro da Rede Todos pelo Trabalho e no dia 29, 8h30, mais um Encontro de Novos Engajamentos e o Encontro Geral da IBS. Todas as atividades, nesse dia serão todos na sede da Iniciativa Barcarena Sustentável.

PLANTÃO DE ATENDIMENTO
Durante todo o mês de junho, sempre às terças e quartas-feiras, a partir das 8 horas, na sede da IBS, acontecerão os Plantões de Atendimento aos integrantes da Iniciativa Barcarena Sustentável. Neste mês, os plantões caem nos dias 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26. Para participar dessa atividade é necessário fazer um agendamento prévio com a equipe da IBS.

GRUPO DE WHATSAPP
De segunda à sexta, a Secretaria Executiva da Iniciativa Barcarena Sustentável faz o acompanhamento do grupo de WhatsApp. No grupo é possível saber de todas as atividades, eventos, cursos e informes da IBS. O número do WhatsApp da IBS é (91) 99368-8867.
Para baixar o calendário IBS de junho clique aqui.