IBS avança na dimensão do conhecimento com o Observatório
Profa Dra Maria Amélia Enriquez, apresentando o Observatório para integrantes da IBS no Encontro Geral do dia 19 de agosto.
Parceria estabelecida com a Universidade Federal do Pará une esforços para implantar um Observatório do Desenvolvimento Sustentável de Barcarena com o intuito de organizar informações, fazer estudos e análises capazes de subsidiar a IBS para promover a transferência de conhecimento. O Observatório vai avaliar o impacto das mudanças desejadas para uma Barcarena melhor.
Para isso, uma pesquisa coordenada pelo Programa de Análise e Interpretação das Informações da UFPA será realizada em Barcarena sob a responsabilidade da professora Dra Maria Amélia Enríquez, professor Dr. Cleidson de Souza e professor Dr. Marcelo Protazio. O Observatório irá monitorar diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável da cidade.
Seguindo a metodologia da Teoria da Mudança, o Observatório estabelecerá indicadores de desempenho para as temáticas emprego e renda, meio ambiente e saneamento, educação, cultura, esporte e lazer, mobilidade, ordenamento territorial e habitação, segurança, saúde, conectividade e internet e instituições locais em Barcarena.
O Observatório vai identificar potencialidades e desafios, sistematizar conhecimentos e contribuir na implementação de soluções concretas que contribuam para as mudanças em Barcarena. A iniciativa dialoga, também, com a dimensão da formação social da IBS e coloca em perspectiva a valorização da riqueza histórica da cidade.
Os resultados devem fornecer suporte para as atividades de governança da IBS e do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), além de contribuir com a criação de políticas públicas.