Guajará da Costa e Bom Futuro participam de ações da IBS

As ações da IBS na Comunidade nos meses de julho e agosto possibilitaram a divulgação e o estreitamento de relações com lideranças e moradores da comunidade Guajará da Costa, na Ilha Trambioca (13/07), e da comunidade Bom Futuro, no último dia 12.

“São momentos importantes de engajamento e de aproximação com as lideranças locais, que apoiam a  mobilização e participação dos moradores neste espaço de diálogo que é a IBS”, explica Ceyla Nobre, coordenadora local da Secretaria Executiva.

Encontro com a comunidade Bom Futuro

Com uso de ferramentas como o site e o PPT institucional, são apresentados objetivos e ações da IBS, sempre com foco na importância do diálogo social para a solução de situações comuns. Para ilustrar essa atitude de cooperação, os presentes ao  encontro da Comunidade Bom Futuro participaram de uma dinâmica divertida na qual tinham o desafio de manter no ar, sem cair no chão, uma porção de bexigas.

Realidade e potencialidades – Um dos momentos importantes do encontro visa dialogar sobre as condições de vida da comunidade, apontando-se aspectos positivos e pontos a melhorar.

Nas duas comunidades foi destacada a degradação ambiental, especialmente ligada ao despejo de lixo e consequente contaminação do solo e dos rios, além de deficiência dos serviços de abastecimento de água potável e coleta de esgoto.

A atividade no Bom Futuro contou com apoio da Associação de Mulheres Inovadoras de Barcarena (ASMIB) e do Instituto Ambientalista Paraense.

A IBS na Comunidade teve início em 2021. Já foram realizados encontros nas seguintes comunidades: São Francisco, Santa Maria, Arapajó (Ilha Trambioca) e Zita Cunha.