Estilo Barcarena: confeccionando o amanhã

 

Evento de certificação aconteceu dia 4/4, no auditório da EETEPA Maria Siqueira dos Santos Dias, em Barcarena.

O projeto Estilo Barcarena, que atua na capacitação de costureiras das comunidades certificou 99 mulheres que, após completarem a qualificação, alcançaram as habilidades necessárias para atuar no segmento de confecção e vestuário no mercado local. Com o conhecimento adquirido, essas profissionais terão a capacidade de atuar com confiança e competência, além de contribuir de forma positiva para o setor e para a comunidade.
A atividade aconteceu no auditório da Escola Estadual Técnica do Pará (EETEPA) Maria Ciqueira dos Santos Dias e reuniu as mulheres beneficiadas, integrantes da IBS, parceiros da Rede Todos Pelo Trabalho e do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), financiador do projeto.

Empreendimento de Economia Solidária
Cerca de 60 costureiras que passaram pela certificação do Estilo Barcarena optaram por se unir em um empreendimento de economia solidária como uma demonstração de seu compromisso com valores de colaboração, equidade e sustentabilidade. Ao escolherem esse caminho, buscam não apenas oportunidades individuais, mas também reconhecem a importância de trabalhar coletivamente para o bem-estar de todas as envolvidas. Através desse empreendimento, elas desfrutam da oportunidade de aplicar suas habilidades de costura ao mesmo tempo em que contribuem para um modelo de negócios baseado na cooperação, na justiça e no apoio mútuo. Essa decisão reflete o compromisso em construir uma comunidade mais forte e sustentável.
O empreendimento passará por um processo de constituição de seu modelo de negócio, seguido pela formalização, constituição de diretoria e estabelecimento de um plano de negócio, um plano de marketing e de comercialização dos produtos a serem oferecidos para o mercado local.