Eleição para Conselheiro Tutelar: Por que é importante votar?
A eleição dos conselheiros tutelares acontece no dia 1º de outubro e é um ato de cidadania que merece nossa atenção e responsabilidade. Antes de votar, é fundamental analisar as propostas dos candidatos ao conselho tutelar. Preste atenção para suas visões sobre a proteção infantojuvenil e quais são suas propostas para melhorar a atuação do conselheiro. Para entender melhor sobre o tema, vamos conhecer nesse artigo o que faz um conselheiro tutelar e como os integrantes da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) podem contribuir com a comunidade exercendo seu direito de cidadania.
O que faz um Conselheiro Tutelar?
Suas principais atribuições incluem atender as demandas de políticas de direito, promover ações junto à rede de proteção à infância e adolescência, e, quando necessário, encaminhar casos ao Poder Judiciário. Eles atuam como defensores dos direitos das crianças, garantindo que vivam em um ambiente saudável e seguro, recebam educação adequada e sejam protegidos contra abusos e negligência.
Por que o Conselho Tutelar existe?
O Conselho Tutelar existe para garantir a efetivação dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele funciona como uma instância de defesa e proteção desses direitos, intervindo em situações em que as crianças estejam em ocorrências de risco ou lesão de algum tipo de violação.
Por que uma pessoa que participa da IBS deve votar para conselheiro?
O Conselho Tutelar é composto por conselheiros eleitos pela comunidade. Portanto, ao participar poderão escolher entre os candidatos que irão atuar em questões relacionadas à infância e adolescência na região. Se a IBS está comprometida com o bem-estar e desenvolvimento de Barcarena, a proteção dos direitos das crianças e adolescentes é uma parte fundamental dessa missão. A eleição do Conselho Tutelar é uma oportunidade de exercer esse compromisso na prática.
Por isso, no dia 1º de outubro, exerça a sua cidadania e participe das eleições para conselheiros tutelares. Fique atento no seu polo de votação, leve documento com foto e título de eleitor. Através do voto consciente e do engajamento ativo na comunidade, podemos contribuir para criar um ambiente mais seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes.