Conheça a trajetória do Instituto Cultural e Folclórico Raízes N’Ativa que atua no empoderamento da cultura local

Instituto faz inclusão social por meio de atividades culturais.

O Instituto Cultural e Folclórico Raízes N’Ativa surgiu em 1995 com a finalidade de valorizar a cultura e resgatar o orgulho pela história barcarenense. Há 27 anos o grupo promove inclusão social por meio de atividades culturais e esportivas, atuando na Ilha Trambioca, Pedreira, Bacabal, Betânia, Nazaré, Zita Cunha, Bairro Novo I e Conjunto São Francisco.
Para Dona Conce de Souza, presidente do instituto e membro da IBS, as ações realizadas transformaram realidades e “resgataram o sorriso no rosto de muitas famílias”, destaca.


O projeto Atelier N’ativo, apoiado pela Plataforma Conexões Sustentáveis, é uma prova desse trabalho. Por meio dele, o Instituto oferece capacitação na área de confecção de roupas e adornos de carimbó, divulgando a tradição do folclore paraense de Barcarena. A aquisição de 7 máquinas de costura industrial está gerando renda para 20 beneficiadas.
A Plataforma Conexões Sustentáveis apoia, atualmente, 15 projetos e é uma realização do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) com os parceiros PPA (Parceiros Pela Amazônia), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Aliança Bioversity & CIAT, com execução da IBS.

O balé, as oficinas de música, os esportes e todas as atividades resgatam nas crianças e jovens a vontade de viver. O trabalho realizado transforma a vida de mais de 80 pessoas.

Conce de Souza, presidente do Instituto Cultural e Folclórico Raízes N’Ativa, atua na região há quase 30 anos