Conheça a história do Instituto Ambientalista Paraense

Apresentamos a história do IAP e como o trabalho realizado ao longo de 15 anos tem impactado positivamente Barcarena.

Fundado em 12 de dezembro de 2008, o Instituto Integrado Ambientalista Paraense alcançou grandes feitos desde então, destacando-se a realização de oficinas para orientação de agricultores e a contribuição para a educação ambiental na região.

Adelson Soares, presidente e fundador do instituto, compartilha o início de tudo: “Cheguei em Barcarena em 1983, vindo de Pernambuco, em busca de oportunidades de emprego e me apaixonei pela cidade e pelas pessoas. Ao me envolver com a comunidade, percebi que tinha a capacidade de contribuir, de forma significativa, para o meio ambiente”, explica.

Com a vontade de fazer mais por Barcarena, Adelson começou a identificar os desafios ambientais da cidade. Ao fundar o Instituto, iniciou uma jornada para tornar Barcarena um lugar ainda melhor para se viver, participando de diversos fóruns e conferências sobre o meio ambiente da cidade.

O IAP estabeleceu parcerias com a comunidade local, empresas e órgãos governamentais para criar soluções sustentáveis. O instituto já realizou, nas comunidades ramal do AMA, Ilha Trambioca e CDI diversas oficinas de educação ambiental e orientações para agricultores locais, em colaboração com as secretarias municipais, e distribuiu 25 mil mudas pela cidade.

Neste percurso, Adelson chegou até a IBS. “Me senti em casa, me identifiquei. A IBS dialogava com tudo aquilo que eu vinha buscando para Barcarena e, mais do que dialogar, construímos juntos soluções e alternativas”, conclui.