Conexões Sustentáveis classifica propostas apresentadas em Chamada
Chamada de Base Comunitária II teve sete projetos aprovados em todos os processos de avaliação.
A Comissão Julgadora da Plataforma Conexões Sustentáveis finalizou a análise das propostas inscritas na Chamada de Projetos de Base Comunitária II e classificou seis projetos do Eixo de Geração de Renda e um no Eixo de Sociobiodiversidade.
Há iniciativas voltadas à capacitação profissional na área de corte e costura, artesanato, cabelo e barbearia e manutenção de bicicletas, além de melhorias na produção avícola e agrícola e introdução de sistemas energéticos renováveis.
Capacitação e classificação dos projetos
Entre 10 e 14 de julho, a Secretaria Executiva da Conexões Sustentáveis ofertou mais um ciclo de capacitação às proponentes, dentro da Etapa de Saneamento de Falhas, prestando auxílio às proponentes, em reuniões coletivas e individuais, para realizar ajustes necessários sugeridos pela Comissão com o objetivo de qualificar as propostas.
Além de analisar as propostas individualmente, a Comissão, formada por membros da comunidade, financiadores e técnicos especialistas, reuniu-se para levantar pontos de atenção e discutir os projetos. “Possuir uma comissão mista possibilita a interação de conhecimentos diversos, o que ajuda na consolidação de um resultado final mais equitativo”, apontou um dos membros.
Até o mês de setembro, as proponentes cujos projetos foram classificados, assinam o Termo de Parceria que lhes dará acesso aos recursos disponíveis pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro e parceiros.
A Plataforma Conexões Sustentáveis apoia, desde 2022, 15 projetos e é uma realização do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) em parceria com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Aliança Bioversity & CIAT, com execução da IBS.