2º Encontro de Parceiros do FSH e os diálogos para o desenvolvimento sustentável

Encontro reuniu parceiros, financiadores e comunidade para celebrar resultados alcançados.

O Salão Nobre do Cabana Clube, em Barcarena, foi o palco para o 2º Encontro de Parceiros do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) que reuniu, em 29/11, parceiros do FSH, financiadores e comunidade executora dos projetos financiados.

Diálogos sobre o desenvolvimento sustentável, troca de conhecimento dos aprendizados vivenciados, integração entre os atores sociais locais e celebração pelos resultados alcançados foram os destaques do Encontro.

Milene Maués, gerente de parcerias do FSH, abriu as atividades e participou de uma roda de conversa o lado de Miriam Armelin, da Secretaria Executiva da IBS e da professora da UFPA – Universidade Federal do Pará – Maria Amélia Enriquez sobre o “Panorama geral do desenvolvimento sustentável de Barcarena e as contribuições para a COP 30”. Em seguida, Lia Kroeff, da SE da Plataforma Conexões Sustentáveis, apresentou as chamadas de projetos.

À tarde, os diálogos continuaram com a palestra “A importância do investimento social para mobilização dos esforços comunitários”, apresentada por Mario Vasconcelos, da Synergia Socioambiental e pelo debate “Os desafios dos diferentes tipos de execução de projetos sociais” em que as comunidades apresentaram suas experiências.

CONTROLE SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Ao final do dia, um bate-papo tratou do “Monitoramento e ferramentas de governança. Institucionalização da IBS como agente de controle social de desenvolvimento” com a participação de Ceyla Nobre, da SE da IBS, Silvio Araújo e Patrícia Tompson, integrantes das comissões de monitoramento da IBS.

Para Miriam Armelin, o encontro possibilitou discutir a construção de um futuro desejável, presente na Teoria da Mudança. “As interconexões que vão se criando são a chave para o desenvolvimento sustentável com a participação de todos”, refletiu.
Em mensagem em vídeo, Eduardo Figueiredo, diretor do FSH, lembrou da trajetória da IBS e visão de futuro. “A gente tem resultados incríveis de fortalecimento da parceria de setores diferentes da sociedade’, destacou.