Diferenças entre as Chamadas de Projetos

Desde o ano passado, você já se habituou a ouvir sobre Chamadas de Projetos da Plataforma Conexões Sustentáveis. Em 2022, tivemos a Chamada de Base Comunitária I e a Chamada de Base Estruturante. Neste ano, estamos com inscrições abertas para a Chamada de Base Comunitária II. Mas será que é tudo igual?

Primeiramente, o que é comum a todas as Chamadas é fomentar o fortalecimento de organizações locais e ter como público beneficiário os habitantes de Barcarena. Além disso, também é comum a todas as Chamadas seus financiadores Fundo de Sustentabilidade Hydro, Plataforma Parceiros pela Amazônia – USAID e ALIANCE (Biodoversity-CIAT) e nós da Secretaria Executiva da IBS enquanto executores. Especificamente, em relação às Chamadas de Base Comunitária, ambas têm em comum os valores máximos definidos para a execução dos projetos classificados, ou seja, R$ 87.500,00 e 4 eixos de financiamento: geração de renda, sociobiodiversidade, gestão de resíduos sólidos e saneamento.

No entanto, com a experiência do processo de implementação das primeiras duas Chamadas, alguns requisitos passaram por mudanças. E é muito importante que você leve isso em consideração na hora de se inscrever. Vamos lá!

  • Desta vez, empresas (Ltda., Eireli, EPP, MEI, EI) não estão aptas a submeterem projetos. Só serão aceitos projetos de Organizações Sociais – Os; Organizações da Sociedade Civil – OSCIPs, Associações, Sindicatos e Cooperativas, bem como, os Institutos, Núcleos de Pesquisa, Universidades, públicos e privados;
  • O tempo de execução dos projetos será de mínimo 9 meses e máximo de 12 meses;
  • Há uma série de documentações obrigatórias que devem ser submetidas já no ato da inscrição. Uma delas é o alvará definitivo ou provisório – desde que a organização aceite obter as prorrogações do mesmo até a obtenção do alvará definitivo, caso venha a ter seu projeto aprovado e durante toda a execução do projeto, tendo dessa forma, sempre um alvará válido.

Portanto, fique atento! Organize a sua documentação e se inscreva que ainda dá tempo.

Consulte mais informações aqui no site da IBS para maiores esclarecimentos!

Faça Parte. Vem com a Gente!