Encontro entre entidades incentiva parcerias na elaboração de projetos
A Casa da IBS foi palco nesta quinta-feira (23/06) do 3° Encontro de Conexões. A atividade faz parte das iniciativas para promover a plataforma de Chamada de Projetos de Base Estruturante – Conexões Sustentáveis. O objetivo é fortalecer as parcerias entre instituições de base comunitária que tenham projetos ou ideias para solução de problemas em suas comunidades e que possam receber apoio de instituições voltadas ao desenvolvimento técnico ou tecnológico como universidades, centros de pesquisas e startups.

Participantes dialogaram em grupos sobre suas ideias e projetos
A Chamada de Base Estruturante teve início no último dia 06 de junho e recebe inscrições de projetos até 08 de julho. Veja detalhes aqui no site: https://www.barcarenasustentavel.org/conexoes-sustentaveis/chamada-de-base-estruturante/
A exemplo dos dois encontros anteriores – realizados nos dias 07 e 08 de junho – os participantes receberam informações sobre todo o processo da chamada e depois foram motivados a apresentar e dialogar sobre suas ideias. Ao todo – nos três encontros – 17 projetos foram apresentados e discutidos, possibilitando o conhecimento mútuo, a troca de experiências e o aprendizado. Vários temas foram abordados: juventude, empreendedorismo feminino, reciclagem e reutilização de resíduos, agricultura familiar, acesso à Internet, entre muitos outros. Foram mais de 50 participantes, sendo 29 entidades comunitárias e 14 instituições.
“Foi ótimo este encontro. A gente enriquece nossa proposta ouvindo outras ideias, outras experiências”, relatou Silvana dos Anjos, integrante da IBS e presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Bairro Zita Cunha. Ela disse que pretende dialogar com uma instituição que conheceu na atividade e que possui uma qualificação técnica capaz de contribuir com o seu projeto.

Vinícius, na Casa da IBS
Também Vinícius Queiroz Maciel, que já participa do projeto Embarca Amazônia, voltado ao empreendedorismo jovem, relatou satisfação com o evento. “É muito importante promover essas conexões pois ninguém consegue fazer um projeto sozinho; um projeto que seja sustentável em todos os aspectos: econômico, social e ambiental. Tenho certeza de que muitas parcerias serão firmadas”.