No caminho para a construção de uma Barcarena sustentável, na qual o desenvolvimento seja integral, respeitoso, alinhado com um mundo melhor para todos, a IBS atua a partir de uma estratégia que integra a formação social, as proposições que gerem as mudanças desejadas e a busca pelo fortalecimento e institucionalização crescente deste espaço de diálogo. Saiba mais sobre cada uma dessas dimensões:
Engajamento
Todos podem (e devem!!) participar da IBS. Periodicamente são realizadas reuniões on-line e presenciais para que seus integrantes caminhem na construção dos objetivos traçados coletivamente. Uma Agenda Anual orienta as prioridades e continuamente novos integrantes vão sendo engajados na Iniciativa. Como forma de divulgar a IBS e incentivar novas adesões, a Secretaria Executiva realiza atividades para além do escritório, na Vila dos Cabanos. Com apoio de lideranças locais, são feitos encontros diretamente nas comunidades. A IBS na Comunidade já percorreu as comunidades São Francisco, Santa Maria, Arapajó (Ilha Trambióca), Zita Cunha e Canaã. Os encontros permitem a apresentação da IBS, o diálogo sobre a realidade vivida pelos moradores e um momento de formação voltada à sensibilização para o olhar coletivo na busca por soluções para os problemas observados.
Formação Social
A oferta de formações – cursos, vivências, trocas de saberes e informações – contribui para fortalecer o ambiente de cidadania, a representação das organizações da sociedade civil no momento de representar ideias e debater seu propósito com outros públicos.
O Plano de Formação da IBS foi desenvolvido de forma participativa – a partir de temas de interesse dos integrantes. Busca favorecer o entendimento sobre as realidades que desafiam o pleno desenvolvimento da cidade, além de qualificar o diálogo e o senso de responsabilidade, contribuindo para a governança e amadurecimento da IBS.
Em 2022 está acontecendo um amplo processo formativo com a duração de oito meses perfazendo 167 horas, com a participação de 40 integrantes da IBS e organiza-se em dois momentos: um voltado à formação social mais ampla, na qual serão trabalhados temas como Comunicação Não Violenta, Meio Ambiente e qualidade de vida. E outro momento voltado a aprendizagens mais específicas, como letramento digital; gestão e organização de instituições comunitárias; projetos e editais.
Conhecimento e Informação
A dinâmica colaborativa de funcionamento da IBS permite a construção de um conhecimento novo e coletivo a partir do conhecimento de cada indivíduo, ou seja, criar ambiente para que, em conjunto, os resultados de conhecimento nasçam do compartilhamento e da construção coletiva. Os principais meios de apresentação de dados e informações na IBS são as percepções e colaborações dos integrantes da IBS, os dados socioeconômicos disponibilizados por diversas fontes de informações e conhecimentos específicos de atores sociais da cidade.
Além da comunicação direta e dos meios de comunicação – site, podcast, Whatsapp e newsletter – a IBS organiza, publica relatórios e monitora indicadores dos projetos aprovados a partir de suas proposições – como o Conexões Sustentáveis; também incentiva a organização e difusão de conhecimentos sobre a cidade e relativos a indicadores sociais de interesse da Iniciativa.
A credibilidade da IBS fundamentando-se na democracia e na transparência. A democracia é o convívio com as diferenças, com o conflito de interesses, que não pode ser visto como um ponto negativo, pois ter visões diferentes, reconhecer argumentos e dialogar são todos processos legítimos que fortalecem a participação, dando credibilidade ao processo. Por sua vez, a transparência é palavra de ordem quando se trata de informações que sejam de interesse de uma comunidade.
Proposição e ação para a mudança
Para que a IBS contribua efetivamente com a cidade é necessária uma adequada identificação das transformações que se quer, das ações necessárias para isso e também dos resultados que se pretende alcançar. A Teoria da Mudança é uma maneira simples e criativa de mostrar de forma organizada a relação entre as ações e as mudanças que se quer alcançar no rumo do desenvolvimento sustentável de Barcarena. Os integrantes vêm desde 2018 promovendo encontros e diálogos e o resultado de todo esse processo pode ser conhecido numa exposição interativa montada no escritório da IBS. Todos estão convidados a conhecer e contribuir para que o futuro desejado represente o anseio de toda a cidade.